domingo, 31 de janeiro de 2010

Adolf Hitler- Nazismo


Adolf Hitler nasceu em Braunau am Inn (Áustria) a 20 de Abril de 1889 e morreu a 30 de Abril de 1945 em Berlim. Conhecido por ter sido um dos ditadores mais poderosos do mundo, Hitler foi líder do partido Nazi e tornou-se chanceler alemão, impondo um regime ditatorial.
Na І Guerra Mundial, voluntariou-se para o exército alemão distinguindo-se como um soldado corajoso e dedicado. Em 1919 afilia-se no Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (NAZI), sendo eleito presidente do partido dois anos depois.
Em 1923 liderou um golpe de estado contra o governo, a República de Weimar, o denominado Beer Hall Putsch, que sem ajuda do exército, durou pouco tempo. Como líder da revolta, Hitler foi condenado a cinco anos de prisão e é durante esse período que escreve o seu livro Mein Kampf (A Minha Luta).
Em 1933, subiu ao poder prometendo acabar com a crise económica, que a Alemanha atravessava, com o desemprego e recuperar o prestígio do país. Nos primeiros tempos, estabeleceu um regime ditatorial e autoritário. Baniu os partidos políticos, enviou os seus oponentes para campos de concentração e instalou a censura e sua popularidade aumentou. O desemprego foi drasticamente reduzido devido à política industrial de rearmamento. Neste período começa a fortíssima repressão aos judeus, milhões foram perseguidos e enviados para campos de concentração espalhados pela Europa, muitos foram mortos.
Entre 1939 e 1945, Hitler liderou a Alemanha na ΙΙ Guerra Mundial formando, com a Itália e com o Japão, o Eixo. O Eixo seria derrotado pelos Aliados.
A 30 de Abril de 1945, Adolf Hitler suicidou-se no seu quartel-general quando as tropas soviéticas estavam prestes a invadi-lo.

Sem comentários:

Enviar um comentário